segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Alimentação Natural - início

Mac teve uma indisposição e, por recomendação da vet, fiz uma dieta de arroz-frango-cenoura por alguns dias.
Assim que saiu o resultado dos exames, que não acusaram nada de errado, resolvi aproveitar a oportunidade para iniciar a AN.
Li bastante as instruções do Cachorro Verde (www.cachorroverde.com.br) e comecei a acrescentar ingredientes cozidos aos poucos. Fígado, ovos, couve-flor, brócolis, batata, abobrinha, berinjela e complementos, até estar com a AN cozida completa.
Arroz, peito de frango cozido, cenoura, batata e beterraba

Depois de alguns dias sem qualquer alteração significativa (fezes normais, disposição e apetite normais, cães ativos e felizes, como sempre), resolvi dar o último passo e iniciar a AN crua.
Comprei o pescoço de frango e, após o congelamento recomendado, dei hoje alguns (25g) crus, misturados à AN cozida que já vinham comendo.
Daí, aconteceu uma coisa que eu não esperava: após o ritual do Tux (desde sempre) de esperar o Mac terminar o prato dele para ir lamber e verificar se não tinha sobrado nada, ele começou a dar pulinhos felizes, se jogar na caminha e chamar o Mac para brincar!
Foi a coisa mais gostosa de ver!
E fiquei mais segura de estar fazendo a coisa certa...
Amanhã aumento a quantidade de pescoço de frango cru (e picadinho, por enquanto), até estar com a dieta de AN Crua completa, em aproximadamente uma semana.
Além da diminuição da quantidade e do cheiro das fezes, o pelo deles já está bem mais brilhante e macio, mesmo após 1 semana do último banho.