segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Alimentação Natural - notícias

Já estamos com a AN crua por mais ou menos um mês.
Ainda me sinto em fase de testes, porque a adaptação deles e a minha não terminou.
Semana passada, por exemplo, tentei introduzir bucho bovino (vísceras) na dieta. Nos primeiros dias, pareceu tudo bem. Mas de vez em quando eles têm feito um cocozinho cheio de muco. Suspendi o bucho e parece que o problema sumiu. 
O resto dos alimentos que tenho testado não parecem ter dado problemas. Uma lista dos que já foram aprovados: fígado bovino e de frango, músculo, acém, pescoço de frango, batata, chuchu, cenoura, berinjela, abobrinha italiana, banana, pão integral, ovo, alho e mingau de aveia.
Quanto à minha adaptação, se refere à busca por carnes, vegetais e complementos de qualidade e com preço melhor. Como a compra de carnes aumentou bastante, senti, nesse primeiro mês, o bolso mais leve... Ficou um pouco mais caro do que a ração. Mas também acabei comprando as carnes num açougue mais caro, mas mais conveniente pra mim (é perto e me mandam tudo picadinho). Também tem a questão de ter que me organizar melhor, pra comprar e congelar com antecedência.
Mas, aos poucos estou pegando o jeito e as coisas estão ficando mais simples.
Algumas soluções que encontrei:
  • Congelo porções por refeição. Embora o Cachorro Verde indique congelar porções diárias e dividir em duas refeições, fiquei com receio de, na segunda refeição do dia, misturar a comida de um e de outro e a dieta acabar ficando desbalanceada. Como eles têm o mesmo peso e comem exatamente a mesma quantidade de comida, embalo em cada saquinho metade da porção diária para um cão e não preciso me preocupar em identificar qual comida é de quem.
  • Providenciei um freezer. Só com o congelador da minha geladeira estava impossível. Eles comem, os dois juntos, quase 15kg de carnes por semana. Eu tinha que comprar e preparar a cada 2 dias! Isso estava tornando a tarefa muuuuito desgastante. Agora tenho no meu freezer AN o suficiente para 15 dias, o que me permite uma certa flexibilidade para comprar e preparar com mais tranquilidade e também para separar apenas umas 2 ou 3h por semana para fazer tudo. A única coisa que ainda preparo a cada 3 dias são os vegetais, porque não é indicado congelar. Para isso, comprei uma panela a vapor elétrica (que ainda não chegou) para tornar isso ainda mais prático.
  • Tapetinhos de EVA. O piso da minha casa escorrega, e eles acabavam ficando todos tortos pra comer. E eles às vezes precisam apoiar a carne no chão para cortar um pedaço. Com os tapetinhos resolvi os dois problemas: não escorregam mais e depois de comerem, passo um pano com álcool no tapete e ele fica limpinho.
  • Vasilhas de inox. Antes, quando eu dava ração, usava vasilhas de louça. Mas sempre achei pesadas demais e ficava sempre com o receio de um deles dar uma fuçada mais empolgada e quebrarem ou lascarem elas. As de inox são uma maravilha! Muito mais práticas para lavar porque são levinhas, não quebram e têm uma borrachinha na base, pra não escorregarem. A única desvantagem é o preço... que caras! Já falei pro Tux e pro Mac: elas têm que durar pra sempre! Nada de morder!